sexta-feira, 6 de maio de 2011

Coincidência e coerências

Veja neste LINK que eu mesmo já me manifestei em relação a censura velada de conteúdos de Internet. O episódio ocorreu em Itabira, mas servirá para ilustrar a realidade que está nos cercando. Ao ler no PITACULO do blogueiro Werton Santos que seu blog está sendo cerceado para acesso público amplo, veio à minha mente uma sensação de que o caminho é esse mesmo: a cada acerto governamental em Monlevade, umas três lambanças devem ser promovidas. E ainda ficamos como bandidos nessa história toda! É de chorar ou gargalhar, cada um escolhe sua vertente.

Vou escolher a gargalhada. A Internet é imune a censura, como todos já deveriam saber. Ela pode ser submetida a controles relativos, o que é desejável em algumas situações. Mas censurá-la é impossível. Nem as mais cruentas ditaduras podem exercer controle absoluto e discriminatório sobre a rede.

A coerência é uma obrigação de valor. Considero coerente que qualquer organização, seja pública ou privada, limite o absenteísmo sobre o local de trabalho. Se não é política de uma empresa ou organização permitir acesso a sítios não organizacionais, muito bem. Que sejam todos proibidos. Caso contrário, que sejam todos permitidos. O nome dessa brincadeirinha de criança é Regime Democrático, para quem precisar se lembrar.

Não falo em nome próprio, porque o Drops de Sanidade já mudou seu perfil de acesso. O pico de acessos do Drops está ocorrendo entre 12h00 e 13h00, com novo pico de acessos ocorrendo a partir das 18h00. Fora, portanto, do horário de expediente da Prefeitura Municipal de João Monlevade. Também não sei se o Drops está bloqueado na rede pública Monlevade Digital Escola Viva, e sinceramente não me interessa saber. Talvez o perfil do Blog não se encaixe no padrão educacional que se pretende dar à referida rede e eu tenho que respeitar esta decisão, se ela acontecer para todos os blogs não educacionais ou não institucionais.

O que me deixa arrepiado de pavor é a ditadura ideológica. Pode ser a que se pratica em rádio, em jornal impresso, em televisão, em revista e em Internet. Será sempre uma demonstração cabal de incompetência do intelecto, prevalecendo sobre a liberdade constitucional dos indivíduos. E esta eu não tolero mesmo, não importa quem seja o mentor ou executante.

Logo, esperarei a depuração deste fato lamentável para emitir uma opinião mais refletida. Como informei em um post de ontem, a tendência natural de minha pessoa é buscar a agregação de valores possíveis, em detrimento de adesão às batalhas infindáveis. Sinto-me mais saudável agindo desta forma.

E lembro que a liberdade de expressão e de opinião conduziu este grupo político à condição de Governo. 

Realidade simples. Objetiva. Direta. E a julgar pelos últimos acontecimentos, lamentável.

Nenhum comentário: