quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fã do Henriques

Eu sou e admito mesmo. O autor do UglyDarkSide é daqueles que, ao contrário de mim, está em João Monlevade porque quer e porque gosta daqui. Eu estou em Monlevade porque gosto daqui, mas não tenho o talento e a capacidade de expandir meus horizontes. Cheguei ao meu ponto de maturação final. Mesmo que queira, não haverá oportunidade profissional melhor para que eu a busque agora.

Zé Henriques discorda de mim, às vezes. E sempre que isso acontece eu tenho a sensação de que perdi uma ótima oportunidade de ficar calado, porque ele tem uma sensibilidade que se pauta na honestidade de princípios. Eu, não. Eu parto do único princípio de que me rebaixar é uma forma de combater também. Se for preciso, que eu me rebaixe.

Eu discordo dele em um único ponto. Na hora de subir as montanhas, há momentos em que o que eu queria mesmo era ter uns doze Catterpillar´s variados:



Porque algumas de nossas montanhas possuem um bando de gente picareta e sem-vergonha jogando mais terra por cima. Isso torna a tarefa de subir um suplício desnecessário e que nos faz perder tempo e forças. Não tenho vocação para super-herói, onde os métodos dos canalhas ficam reservados somente para eles.

Em algumas situações muito específicas, nossa única esperança é ser mais canalha que os canalhas. O difícil, para não dizer impossível, é saber quais situações são essas, ou se alguém tem o direito de decidir quais são.

Daí minha admiração pelo Henriques. Ele se coloca acima da minha baixeza, mesmo nestes casos de desespero de espírito. Se minha cidade tivesse umas centenas de pessoas com a mesma fibra moral que a dele, estaríamos vivendo numa cidade de primeiro mundo. Mesmo vivendo num país de quinta.

Um comentário:

Manthis disse...

Célio,
Obrigado pelas palavras. Mas ainda tenho muito o que caminhar e aprender.
Saiba que a admiração que tenho por você é verdadeira.
E vamos subindo devagar, inúmeras montanhas e construindo mais e mais pontes. Nem que tenhamos que usar TNT e C4 para remover algumas.
Abraços!