sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nêmesis - Ou a Lei do retorno equivalente

"Tudo que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo o equilibrio universal e, por isso, tem de ser castigado, se se pretende que o universo se mantenha como é." 

Definição obtida da Wikipedia - Autor desconhecido

Discordo violentamente de uma coisa, apenas. Não existe excesso de Bem. O Bem não conhece excessos, embora todos nós conheçamos um pouco de sua escassez no mundo atual.

Para todas as demais questões da vida, existe a Nêmesis. A Lei do Retorno Equivalente, onde cada um de nós recebe de volta, a tempo e a modo adequados, o Bem ou o Mal que espalhou por este universo.

E assim vivemos, ora felizes ora não. Ora amargurados, ora não. Ora vencedores, ora não. Tudo o mais é apenas reflexo ambíguo de nosso próprio egoísmo e egocentrismo.

Para os que vivem com os olhos voltados na coerência das coisas deste mundo, a Nêmesis tende a parecer menos injusta.

Um comentário:

Unknown disse...

Prá essa consideração de sua parte, só posso dizer de experiência própria, que, a cada ato de caridade praticado, perpetauaram-se mais e mais as benesses de deus em minha vida. Por mais que que me possa advir disso, me chateia ser tão pocuo o que posso ofertar, vez por outra, jamais peleo que me é concedido, pois bem sabes, que a gente vê por aí muita coisa desagradável acontecer, tgais qaue nem sempre podemos dizer/fazer qualquer coisa de significado relevante...