E é do bem. Ontem eu precisei trocar um aparelho de DVD em casa. O antigo pediu água e se aposentou em definitivo. Eu costumo ter calafrios quando preciso comprar alguma coisa em João Monlevade, onde o despreparo de vendedores e gerentes é notável, para cativar a quem gosta e valoriza o seu próprio dinheiro.
Prefiro comprar em João Monlevade por duas razões principais. A primeira porque, ao contrário do que ouvimos recentemente, a liberdade de um não deve se suplantar à responsabilidade de muitos. Seguir a Lei não é liberdade, é premissa de viver em sociedade. Incentivar o comércio local e a arrecadação de João Monlevade é assumir que existe um mínimo de carinho e de ligação com esta terra. Por isso meus carros são emplacados aqui, pago meus impostos aqui, pago-os em dia, e prefiro comprar aqui os produtos de meu interesse, desde que consiga negociar um valor que não seja aviltante nem para mim nem para o lojista.
A segunda razão é porque os empregos de João Monlevade são mais importantes, para mim, que os empregos de qualquer outro lugar. Eu não sou um idiota que quer ver a ruína de outras cidades: eu sou é um monlevadense que quer ver o desenvolvimento ser construído para monlevandes, pelos monlevadenses, sempre que isso for possível.
Portanto, pesquisei na Internet os preços do modelo que me atendia melhor. Verifiquei que a faixa de preços era muito ampla, variando de 135 a 185 reais. Com o frete em alguns casos, o preço médio do aparelho pela Internet ficava em cerca de 155 reais (os mais baratos cobravam frete, os mais caros tinham frete gratuito).
O próximo passo era percorrer o comércio local e tentar chegar a um valor próximo do que achei pela Internet. Já é uma concorrência fortíssima, porque lojas de Internet costumam gerar ZERO empregos, não pagam IPTU porque não tem uma sede física, não pagam impostos trabalhistas nem contas de água ou luz, etc...
Encontrei o atendimento que precisava na loja Ideal Móveis, ali na Rua Ricardo Leite. Atendimento tranquilo e bem feito, vendedor que não posou de entendido do assunto nem me empurrou mercadoria que não me interessava, e um preço bem dentro da faixa que eu tinha encontrado na Internet: 169 reais.
Pronto. 14 reais pela possibilidade de manter empregos aqui era uma pechincha, pelo menos para mim. Se eu comprasse um aparelho desses de três em três dias, sairia muito caro ao longo de um ano. Mas as compras esporádicas me direcionam para o comércio local pelos motivos que eu já apresentei.
Agradeço à Ideal Móveis pelo atendimento (não vou citar nomes pessoais para não caracterizar preferências), e torço para que o bom atendimento seja uma prática corriqueira não só ali, mas também na maior parte do comércio local. Precisamos ter o incentivo de caminhar junto com o nosso comércio, porque as famílias que buscam seu sustento nele vão ficar muito agradecidas.
E recomendo qualificação a todos, sempre. Porque eu critico também, quando preciso.
2 comentários:
Boa tarde! Não entendi os 14 reais. De onde ele vem?
Abraços!
Victor
Victor, agora que eu reli eu também não entendi os 179 reais, porque foram 169 reais. Obrigado pela dica!
Postar um comentário