Estou usando um VW Fox com motor 1.0 há quase dois anos. TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO, que é dito a respeito do carro em matéria de faltar fôlego, faltar potência e faltar "coragem" é verdadeiro. O Fox se defende bem no quesito da estética automotiva, é bom deixar claro. Possui ótima visibilidade, um balanço preciso entre firmeza e conforto ao rodar, ótima utilização de espaço interno e um câmbio muito preciso. Mas...
O regime de rotações do motor é uma lástima. Qualquer vacilo e você verá o tacômetro registrar uma queda brusca nas rotações do motor. Não se espante se, em uma pequena subida, o ponteiro despencar de 3.500 para pouco mais de 1000 RPM se você tentar alongar uma marcha. Simplesmente não funciona e o carro literalmente "morre" debaixo de seus pés.
O porta-malas é outro caso de polícia. É o primeiro veículo que merece, de verdade, ser citado como possuidor de porta-pochetes. É o máximo que se pode carregar em bom volume.
Consumo? Também não espere muito. Pesado, o Fox cobra no acelerador aquilo que ele não entrega em curva de torque. E acelerando o tempo inteiro, para manter aquele regime de RPM em uma situação ideal (que só mostra serviço em torno das 3000 rotações por minuto), o consumo fica muito longe de ser positivo.
Preciso experimentar o motor 1.6, para verificar se a diferença é compensadora. No preço, isso significa cerca de 5000 reais a mais. Vale a pena? Num primeiro momento, eu sugeriria o Peugeot 207, com motor 1.4 e lotado de mimos que a VW somente oferece como opcionais na pequena raposa. Sem contar que é bem mais leve e muito mais ágil, provavelmente é muito mais econômico também.
Resumindo: é frouxo e, depois de algum tempo, percebe-se que é caro. Pelo pouco que entrega e pelo muito que é pedido, não se trata de um carro para ser levado a sério na motorização 1000, a menos que a estética seja tudo o que se espera de um veículo para a casa. Sem viagens longas e sem malas para carregar, por favor.
2 comentários:
Cara, apesar de que, se compararmos o 207 com os outros nacionais ele seja vantajoso, não tenho coragem de recomendá-lo. Foi uma sacanagem esse face-lift que o 206 recebeu. A Peugeot, ao invés de trazer o 207 europeu inteiro, pegou a frete, jogou no 206 e enfiou umas lanternas traseiras toscas. Não adianta, pra mim a frente não conversa com a traseira. Quando eu vejo as fotos do 207 europeu, meu coração dói mais ainda.
Ótima intervenção da sua parte, Marcelo. Mas ela cria um problemão para mim, rsrs... Porque o 207 peca mesmo no estilo e design, porém se nós dois chegamos a essa conclusão, muitas outras pessoas podem achar que ele ficou bacana. Estilo é individual demais para eu me arriscar a fazer uma análise. Eu estaria impondo a minha visão pessoal de estilo. O melhor mesmo é a gente refletir nessa mania que toda montadora tem, de entregar produtos defasados a um preço absurdo, porque nós brasileiros somos trouxas o bastante para pagar. O europeu não aceitaria o "206,5" a menos que ele custasse algo como 10000 euros, ou menos ainda...
Mas para o Brasil, descontado o estilo, ainda penso que o Peugeot entrega mais pelo mesmo preço.
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