quinta-feira, 29 de setembro de 2011

De volta pra auto-escolinha, bebezões!

Eu sei que não adianta muito, porque quem faz não é leitor do Drops, mas fica o desabafo para alguns motoristas em João Monlevade.

- Seu carro possui uma alavanca do lado esquerdo do volante. Para cima, ela fará a seta dizer aos outros motoristas e aos pedestres que você quer virar à direita. Para baixo, faz a mesma coisa, indicando virar à esquerda. No meio, onde você já se acostumou a deixar, ela não indica merda nenhuma a ninguém.

- Trafegar com seu veículo a menos da metade da velocidade permitida para a via não dobra a segurança. É uma infração de trânsito mesmo, e irrita muito porque o trânsito é ruim quando não flui.

- As ruas não são a sua casa. Graças a Deus você não é mendigo. Então, não faça nas ruas o que você pode fazer na sua casa ou na casa da Mãe Joana. Faça nas ruas somente aquilo que a Lei e o bom senso te permitirem.

- Retrovisores não servem para retocar a maquiagem ou conferir meleca no nariz. Eles servem mesmo é para você ver o que está acontecendo em sua volta.

- Todo mundo paga imposto e seu dinheiro não tem marca registrada. Então, mané, todos os outros motoristas possuem os mesmos direitos que você.

- Pedestre não é bandido. Tá, alguns são, mas a grande maioria honesta tem pai, mãe, irmãos ou filhos. Exatamente como você também pode ter. Respeito é o que te separa do uso de quatro ferraduras. Pode jogar as suas fora e aprenda a respeitar. Vai te fazer um bem danado.

- Faixas de pedestre são regras de trânsito. Desapontado? Coloque-se no lugar de quem está nelas, então...

- Abrir a sua porta de repente significa que você corre o risco de perder a sua porta, de repente. Junto com um braço. E - adivinhe? - é infração de trânsito.

- A música que você gosta de ouvir é problema seu. A música que você quer fazer todo mundo ouvir é problema nosso. Geralmente é uma porcaria e deve ficar restrita ao seu mau gosto individual.

- A menos que você seja uma aberração da natureza e tenha três braços, evite usar o telefone quando estiver dirigindo. É contra a lei e contra o bom senso, além de colocar em risco a vida dos outros. Sinceramente, se colocasse em risco só a sua vida, a humanidade não ia perder grande coisa, mesmo. Telefone tocou? Pare o carro primeiro e atenda depois.

- É inacreditável eu ter que lembrar isso, mas lá vai: se estiver movendo seu carro para a frente, olhe para a frente. Se estiver movendo seu carro para trás, olhe para trás. Treine um pouco e verá que é fácil.

- Carro não é mais sinônimo de status. Se você está dentro de um Porsche, uma Ferrari ou um Jaguar, perdoe a minha ignorância a respeito deles. Mas continuam sendo o mesmo tipo de veículo, com deveres a cumprir no trânsito.

Fechando: é, você sabe conduzir. Dirigir é um estágio mais avante na evolução, para você aprender e depressa. Porque um dia eu posso estar de saco cheio com os folgados e encontrar contigo por aí.

Nenhum comentário: