quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fazendo o novo com universos conhecidos

A marca da inovação nem sempre precisa ser construída a partir de concepções totalmente inéditas. Inovar é encontrar novidades dentro de universos conhecidos, na maioria das vezes. E essa é uma característica que pode ser aproveitada por qualquer pessoa com o mínimo de capacidades.

Em qualquer ambiente de gerenciamento essas capacidades são muito bem vindas. Um bom gestor é aquele que encontra novos usos para velhas ferramentas, ou é capaz de criar ferramentas novas para resolver problemas antigos.

Gestão não é invenção. Não se cobra de um gestor a habilidade de encontrar soluções novas para problemas novos, todo o tempo. Isso é trabalho para inventores. Quando ocorre, ótimo. Mas a principal tarefa do gerente é resolver problemas, sejam novos ou velhos, com a maior eficiência possível ao menor custo possível.

Por isso bons gestores são pouco valorizados, ainda. O simples não atrai, mesmo quando é o melhor a se fazer.

Não só João Monlevade, mas o mundo inteiro, precisa aprender a reconhecer a genialidade que repousa na simplicidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Célio gostaria que comentasse sobre o rock na rua que está para acontecer e que não tem seriedade alguma por parte dos organizadores, a não ser a meu ver se beneficiarem de um evento que um dia foi sério, e que hoje parece apenas ter conotações políticas.

CÉLIO LIMA disse...

Eu vou ficar devendo. Não tenho as informações necessárias para fazer um comentário isento, já que não sei mesmo como está se desenvolvendo a promoção do Rock na Rua.

E, mesmo considerando que quase tudo que está vindo deste Governo tem um viés de trapalhada, eu não quero ser leviano ao ponto de descer no mesmo nível que ele.

Se eu obtiver informações precisas sobre o evento, vou comentar e opinar, sim.

Obrigado pela participação.