segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O cerco se fecha sobre Prandini

NESTE LINK, o leitor terá acesso à mais recente decisão judicial sobre as contas de campanha do prefeito Gustavo Prandini. Trata-se de negativa de provimento a mais um recursos elaborado pelos advogados de Gustavo, na tentativa de obter a confirmação de legalidade de suas contas eleitorais. Basta clicar na última edição disponível do Diário de Justiça Eletrônico e procurar as páginas 26 a 29.

Pelo andar da carruagem, as contas estão em cima do telhado e serão declaradas insanáveis e desaprovadas, de forma definitiva. O momento é outro, agora: continuarei defendendo sempre a ideia de que um único magistrado pode ter suas decisões questionadas, mas quando se fala em colegiado de juízes o buraco é mais embaixo.

Continuarei defendendo sempre que as contas de campanha de Gustavo Prandini, para mim, deveriam ter sido consideradas sanáveis para aprovação. Não sou cretino. Mas eu também não sou jurista e, ao contrário da grande maioria dos brasileiros, não me levanto contra a Lei. Eu me levanto contra os intelectos que formularam uma eventual Lei ruim.

O cerco está se fechando. A esta altura, poucos acreditam que a defesa de Gustavo vá deixar de tentar todas as chicanas e dribles judiciais que forem possíveis, evitando a cassação de seu mandato pela Justiça Eleitoral. E particularmente, acho que seria o pior dos mundos para João Monlevade. A terra arrasada ficaria para outro tentar consertar e em curtíssimo prazo. 

Sem contar que, como o núcleo duro de governo do PT (que agora o abraçou definitivamente), abraçou também o mundo mágico de Oz que o cerca, um eventual sucesso do substituto seria computado como acerto de agora, na tentativa de cacifar nominalmente a todos para o ano que vem.

Não, não vale a pena correr este risco. Quem dizimou a carne agora tem que dar conta de lustrar o osso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quais recursos o prefeito poderá usar para adiar essa possível decisão? E quais as chances dela darem certo?

(Opinião minha) Considerando que o prefeito fez muita lambança... Simplesmente colocar outra pessoa nesse ultimo ano de mandato (sei lá.. para uma limpeza na casa) não seria melhor do que deixá-lo lá terminando de fazer a bagunça?

CÉLIO LIMA disse...

Eu não conheço o sistema jurídico com esta profundidade. Sinto muito não ter a resposta ainda. Vou aguardar é os advogados da cidade se manifestarem. Mas acho que não há muito mais o que se possa fazer para evitar a cassação, uma vez que as contas de campanha estejam reprovadas em definitivo. Quanto à limpeza da casa, quem seria esforçado ao ponto de tentar colar essa quebradeira toda? Mesmo o próximo Prefeito vai precisar de uns dois anos só corrigindo as bobagens. Antes de 2015 João Monlevade vai passar um tempo muito difícil para todo mundo.

Anônimo disse...

Falando friamente, te garanto que teria muita oposição afim de fazer uma tremenda auditoria nas contas, para poder minar qualquer chance da Situação se reeleger ou de eleger outro candidato...