terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paraíso

"E da terra jorrará leite e mel, e não haverá dor ou doença. Os eleitos serão ungidos de todas as bençãos e nenhum mal lhes acometerá. E a Luz será perene, para que nenhum jamais se perca do seu caminho".

Não, não é um trecho bíblico. Só parece, por isso foram colocadas aquelas aspas ali. Esta é uma tradução do que algumas pessoas gostariam que fosse entendido quando falam à outras. Trata-se de uma patacoada que nem mesmo o falante acredita: a de que ele é capaz de criar este nirvana para outros.

Os paraísos são construções coletivas. A união é que fortalece nossas fraquezas. Poderosos de plantão se borram de medo da consciência coletiva, da determinação de muitos e da solidariedade de todos. Por isso, construir um paraíso não é tarefa para ninguém neste mundo.

O que precisa ser feito é construir um mundo justo. Eis uma tarefa dificultada pela individualidade e pela ganância, mas impossível ela não é. Nossos modelos de vivência deram errado. Precisamos aceitar este fato e começar de novo, para que alguma dignidade humana se preserve no processo.

Quem puder começar por si mesmo, já estará fazendo um trabalho imenso neste sentido.

Nenhum comentário: