terça-feira, 27 de setembro de 2011

Já está devendo hoje?

Todos os dias, uma de nossas missões na vida é acordar devendo. Preocupar-se com o dinheiro que se deve é obrigação de quem tem honra e caráter, mas não é disso que estou falando agora. Quero falar das dívidas obrigatórias, ou que deveriam ser, quando saímos da cama.

Devemos ter uma dívida com a seriedade de propósitos. Uma intenção ruim não prejudica outra pessoa somente. Prejudica a humanidade inteira, porque estamos todos ligados de alguma forma.

Devemos ter uma dívida com a transparência de atitudes, Esta é difícil, porque o ser humano é dissimulado por degeneração. Criado assim ele não foi. Eu me recuso a acreditar nessa hipótese.

Devemos ter uma dívida com a solidariedade. Pode ser mínima, como parar o carro para um pedestre na faixa. Mas deve se estender pelo dia inteiro.

Há milhões de outras dívidas que deveríamos ter ao acordar. E, claro, deveríamos ter a coragem necessária para encará-las e quitá-las na primeira oportunidade. Infelizmente, estamos observando um movimento triste pelo seu próprio egoísmo. Se não se está cultivando o hábito de pagar sequer as dívidas puramente financeiras, como a humanidade vai querer pagar estas outras?

O resultado final é um desastre: ao não pagar, criamos o hábito de entender que estes calotes são normais. Daí perdemos a autonomia de cobrar. E nossa vida se transforma em uma transferência de irresponsabilidades que faz o mundo evoluir a passos muito lentos.

Você já acordou devendo hoje? Eu também, muitas coisas. Vamos pagar. Vamos começar a mudar o nosso mundo.

Nenhum comentário: