segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quem vai redigir o testamento?

O Barcelona F.C é o maior clube de futebol do planeta, na atualidade. E também pratica o melhor futebol do planeta, na prática. Mas de qual futebol estamos falando? O futebol enquanto esporte ainda existe nos dicionários e nos campinhos do mundo.

Além disso, não há muita coisa mais. Apenas milhões sendo ditos aqui, acolá, uniformes de clubes esportivos contendo marcas comerciais até nas nádegas (bundas) dos atletas, equipes endividadas até a alma e dirigentes enriquecendo a galope. É neste campo, o do futebol "profissional" que está ocorrendo uma morte não programada mas que vai acontecer, com quase certeza.

Nenhuma atividade humana se sustenta baseada em dívidas. Não no mundo honesto. Não no mundo das pessoas que ainda se lembram do que é o caráter. E mesmo o poderoso Barcelona possui, hoje, uma dívida de quase UM BILHÃO de reais. É de assustar.

O futebol está morrendo. Isso que estamos assistindo é alguma coisa muito parecida, mas não não é o esporte que encanta pela beleza e pela magia de ser, simplesmente, esporte. E o que está aí está morrendo porque não há dinheiro que chegue para manter jogadores e dirigentes milionários à custa de ingressos que torcedores famintos não podem pagar sempre.

Aliás, quando o futebol deixou de pensar nos ingressos como fonte de renda, acelerou seu processo de degradação. Tudo ficou à venda e foi vendido depressa, tudo se vende rápido demais e um atleta hoje só tem planos para os dólares e euros futuros, não para o jogo que precisa dele no momento.

Alguém mais esperto do que eu precisa redigir o testamento. Pode ser que, em breve, haja muitas brigas "de família" pelo inventário que ficar de herança.

Nenhum comentário: