quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Utilidade pública - Acidentes de trânsito

Não é um manual, porque pessoas são livres e pensam de forma diferente. Mas ajuda se puder ser seguido. Quando um acidente de trânsito ocorre, é perceptível que nossas emoções afloram na hora. E emoções não ajudam em momentos de perigo ou de crise. Dependendo da gravidade e das possibilidades, vale a pena seguir este roteiro:

- Respirar fundo e acionar o "freio de discurso" ( Tudo o que veio em primeira mão para falar pode ser descartado).

- Verificar como estão as pessoas e suas condições de integridade e saúde. Os bens materiais são importantes, mas podem ser recuperados.

- Comunicar às autoridades de trânsito e resgate (este último somente se for necessário ou se houver dúvidas sobre as reais condições físicas de qualquer dos ocupantes dos veículos).

- Procurar manter a calma para dialogar as causas possíveis do acidente (nessa hora, todo aquele tempo em que a adrenalina começou a baixar vai fazer muita diferença).

- Fazer o maior esforço possível para se lembrar das regras de legislação enquanto se debate o que aconteceu. Os policiais, principalmente, necessitam dessa regra de bom senso para trabalhar sem pressões desnecessárias e que podem afetar sua avaliação do caso.

Quando essas etapas são seguidas, normalmente o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Técnica e do Resgate são muito facilitados e o clima tende a ser o mais respeitoso possível. É bom lembrar que ninguém sai de casa com o intuito de machucar ou de matar outras pessoas no trânsito. Este é um fato que, quando ocorre, geralmente ocorre por imprudência e não por maldade pura e simples.

E, sendo eu também motorista, digo que não é fácil seguir o roteiro. Sei disso, mas pode fazer uma diferença ainda maior nas nossas vidas, se estivermos com ele na mente. É claro que torcemos o tempo inteiro para que ninguém precise dele, mas todos os dias acontece algum evento triste no trânsito do mundo.

A preparação pessoal pode representar a diferença entre o acidente se transformar em tragédia, ou não.

Nenhum comentário: