quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A cada um, o seu filósofo

A história da humanidade está sempre ligada a um pensador: aquele que traduz um tempo, uma sociedade, uma instituição ou um outro coletivo humano qualquer. Não tratarei aqui de analisar se um pensamento filosófico tem valores, porque a filosofia, por si mesma, está além do alcance deles. O Bem e o Mal não servem para explicar o fenômeno do homem que se estuda e estuda o meio em que se vê.

O nosso atual governo de município gerou muitas dúvidas entre todos os pensadores que o acompanharam, de perto ou de longe. A atualidade não trouxe respostas; muito pelo contrário, trouxe numerosas perguntas a mais. Eu não tenho respostas para ele, tenho perguntas também.

Mas consegui, pelo menos, encontrar o filósofo que explica o nosso governo em uma síntese. Johann Gotlieb Fichte, pensador alemão, elaborou este tesouro:

- Se os fatos me desmentem, pior para os fatos.

Pronto! Eis a síntese que nos faltou durante um bom tempo, para ao menos começar a entender a realidade que nos cerca. Pior para a realidade se ela desmente o que afirma o nosso governo atual. Pior para nós que não entendemos nada deste complexo universo que nos cerca.

O que importa é que, entre aqueles dois umbigos magistralmente abordados pelo advogado Fernando Garcia, os fatos e a realidade que fiquem na pior, com o resto da escumalha de povo indo junto e misturado.

Menos mal que nosso governo não seja totalmente atávico. Existiu em suas bases primárias um filósofo externo a guiar seus passos. Pior para os fatos, para a realidade, e para os muitos outros que se opuseram a este leviatã formado por quatro mãos.

E faltam longos 313 dias para o leviatã e seu filósofo guia encontrarem novos horizontes...

Nenhum comentário: