sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Diferenças

São elas que nos motivam a acreditar em alguma coisa. Qualquer coisa de saúde, numa sociedade que está demonstrando claros sinais de estar muito doente. A de hoje, a que me motiva a lembrar que diferenças são fundamentais para algum aprendizado da verdadeira cidadania democrática, é capitalista.

Isso mesmo. Quem acompanha o blog sabe que, este ano, meu dinheiro de fim de ano não vai ser gasto em João Monlevade. Não é porque eu não goste daqui, muito pelo contrário. É só meu protesto individual, mas nem por isso menos válido, contra o desrespeito de quem deveria me reverenciar. Porque meu dinheiro ajuda a manter empregos, a manter solidez de negócios e a manter a economia local em condições de sobreviver bem, nos tempos bicudos que estamos vivendo.

Cansei e fiquei farto de ajudar a manter negócios de quem não está minimamente preparado, nem para gostar de João Monlevade e nem para gostar dos monlevadenses. Porque o bom empresário gosta, ainda que de longe, de quem quer que seja que lhe garanta o pão em casa. Garantindo o pão de seus empregados também, como consequência natural deste processo.

A diferença, neste caso, diz tudo. A loja Souarte (não recebo merchandising!) inaugura por estes dias uma filial em João Monlevade. Com quatro ou cinco vagas de estacionamento, ali na Getúlio Vargas por volta do número 4400. Só a diferença de respeito mínimo aos consumidores já vale o registro, porque aqui em Monlevade o padrão é tratar do que é público como se privado fosse. E danem-se os descontentes, na terra sem lei que estamos deixando para nossos filhos.

Vale o registro porque há poucos dias abriu a megaloja que não lembro o nome (sem rancor nem preconceito, esqueci mesmo por ser irrelevante para mim, pois desrespeita ao cidadão) na Av. Wilson Alvarenga. Megaloja sem estacionamento e na principal via de acesso aos bairros centrais, para quem retorna do centro comercial. Só Monlevade para permitir este absurdo. Fora os foguetes, mas isso é história morta agora.

Querem saber? Viva as diferenças!

Nenhum comentário: