sábado, 12 de novembro de 2011

Torcendo contra

Nossa casa foi adotada por um casal de sabiás. No ambiente urbano, este fato já seria suficiente para comemorar muito, mas há um benefício adicional.

É um casalzinho jovem, recém-formado. A plumagem e o tamanho não deixam dúvidas (criei passarinhos quando isso já era moralmente condenável, mas ainda era socialmente aceitável).

A dona Sabiá não impressiona tanto os meus olhos masculinos. Ela está ocupada fazendo o trabalho prático: se o ninho estará protegido das chuvas, se há água e comida por perto, se há muitas árvores e um bom balanço entre sol e sombra, se não há predadores, etc. Este trabalho, geralmente abraçado pelas mulheres do mundo (as não-humanas, também!) com dedicação de buldogue, é fundamental para a existência de todas as espécies.

E é mal valorizado, como bem sabemos. Raros são os homens deste mundo (aí só os humanos entram no balaio) capazes de compreender o quanto é essencial este lado prático e objetivo de se ver as coisas.

Debaixo do telhado, Seu Sabiá destoa dos outros machos. Até chamá-lo de Seu Sabiá é exagerar bastante. Como eu falei, eles são muito jovens. Ele fica sendo então o Sabiá, cara legal e aí pelos seus 20 e poucos anos (se fosse homem). Acabou a faculdade, arranjou um emprego bacana, não vai ficar milionário mas também não vai passar nenhuma necessidade absurda.

A sabiá tem sorte porque ele está feliz. Reconhece o trabalho dela e agradece cantando. Cara, ele canta um absurdo! O danado parece ter duas usinas de som em lugar dos pulmões. Dá pra ver que falta melodia e ritmo, e aquela doçura que o canto de sabiá é capaz de possuir.

Mas a doçura vem é da tristeza. Preso numa gaiola, ele teria todas as chances de cantar muito além do que está fazendo agora. Este som meio cru e meio infantil só impressiona pela quantidade e pelo vigor.

E o sabiá não tá nem aí. Não para de cantar um minuto que seja, o danadinho. Sorte nossa cá embaixo, que temos uma sinfonia de um sabiá só, para aproveitar.

Bom, e que é que eu tenho a ver com isso? Muita coisa. Estou torcendo contra. Estou fazendo até mandingas para ele nunca aprender a cantar com doçura de gaiola. Pode continuar assim, descoordenado e sem ritmo, até morrer de velhice.

O mais importante é que ele tenha do lado a sabiá que escolheu, para admirar o canto bagunçado dele e manter a felicidade assim, quietinha dentro dos muitos ninhos que eu espero que eles façam neste mundo.

Este nosso mundo estranho e bonito em que, às vezes, o melhor que podemos fazer por alguém é torcer contra.

Nenhum comentário: