quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Utilidade Pública - O "Gato" que não presta

Eu gosto dos bichanos de carne e osso. Muita gente gosta. Mas tem uma espécie de gato que ninguém quer ver por perto. O "gato" clandestino - ligação de água ou de energia elétrica furtada de alguém - é duplamente criminoso, porque burla a fé das pessoas e a confiança que elas deveriam ter na cobrança justa por parte das empresas concessionárias.

Porém, não é difícil descobrir um "gato". Basta conferir o consumo da casa, para água ou luz, e vigiar se não houve um aumento grande demais de uma hora para outra no consumo. Se houver, o teste que ajuda a descobrir se há "gatos" na rede de água ou de luz é simples. Vamos ver?

ÁGUA - Feche todas as torneiras da casa e registros que levam água a qualquer ponto (pias, vaso sanitário, etc.). Veja se o hidrômetro parou de girar e de registrar consumo de água. Se ele não parar completamente, existe um vazamento de água dentro de alguma parede ou há um "gato" na tubulação. Chame um bombeiro hidráulico para conferir e se for descoberto uma ligação clandestina, acione o DAE imediatamente. Isso impedirá que você seja até processado criminalmente por furto.

LUZ - O raciocínio é o mesmo. desligue todos os aparelhos elétricos das tomadas e desligue todas as luzes. Se o relógio medidor não parar de registrar, chame um eletricista de confiança para conferir sua fiação residencial. Descoberto algum "gato" na rede, acione a CEMIG no ato.

Lembre-se: seu nome não tem preço. Agindo dessa forma sua segurança e seu caráter não vão ser prejudicados, por um crime que você não cometeu.

Nenhum comentário: