sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Boa consumidora?

A pessoa ou instituição minimamente preparada sabe que deve se cercar de muitos cuidados na hora de adquirir um bem ou serviço na modalidade de financiamento. Solidez de crédito, momento financeiro, capacitação técnica, pós-venda, controle de qualidade e assistência posterior incondicionada são itens fundamentais em uma relação de consumo.

Caso sejam ignorados, o ato de ignorá-los pode resultar em uma situação vexatória: sobrarão muitas parcelas a pagar daqueles 72, 96, 120 ou 180 meses de um produto que já pode ter virado sucata. Quando isso ocorre com o dinheiro privado que a cada um cabe, dane-se o tomador do crédito.

Mas quando isso ocorre na esfera dos dinheiros difusos, aqueles que pertencem também aos desvalidos de uma sociedade, isso é caso de polícia ou de internação psiquiátrica, o que puder ser providenciado primeiro para evitar maiores prejuízos.

A sociedade deve aprender a agir como boa consumidora. Ser enganada uma vez já é terrível, mas aceitar uma segunda empulhação é se comportar como masoquista.

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