quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nós também não ajudamos,né?

Mesmo após quase quatro anos de espaço aberto aqui no Drops, ainda me surpreende a incrível capacidade de egoísmo que nós, humanos, temos no coração e na alma. Fica difícil cobrar de administradores do que é público a seriedade, quando os administradores do que é particular (a população) fazem um trabalho de doer os olhos para tornar a situação mais difícil.

Estou concluindo que a palavra "Cidadania", aqui no Brasil, é só isso mesmo: um vocábulo a mais no dicionário. A esmagadora maioria das pessoas não faz a menor ideia do que seja, não faz questão de ter ideia alguma sobre o que seja, e no cômputo final confunde a Cidadania com o fato de haver muitos direitos e poucos deveres.

Para ilustrar em pano rápido: ontem eu vi um vizinho alinhar no lixo comum um tubo de PVC de 100 milímetros, quebrado e inservível. Gente, vamos nos contentar com menos. PVC é material extremamente agressivo ao ambiente e deve ser descartado de forma apropriada. Só cobrar do Poder Público que ele dê o exemplo não basta. Nós também precisamos provar, aos políticos em geral, que não somos feitos da mesma matéria fedorenta que os valida no comando.

O planeta Terra vai acabar em lixo e miséria, é certo. Se pudermos retardar ao máximo este processo, já teremos merecido o apelido de "seres racionais".

Nenhum comentário: