domingo, 15 de janeiro de 2012

Coisas sem preço

Li este comentário no Blog Monlewood, do meu amigo blogueiro Fernando Garcia. Não consigo deixar de ter inveja (inveja boa, a de querer um dia ser tão perspicaz quanto o leitor que comentou) do monlevadense que quer ver a cara de Gustavo Prandini pedindo votos pelas ruas de João Monlevade.

Acho que não teremos essa chance. Já firmei "n" vezes que: a) Gustavo e sua assessoria chutaram o balde.

b) Esse caixão já desceu.

É óbvio que posso estar enganado quanto a tudo o que afirmo. Algum grau de humildade é necessário ter, para que a vida seja digna e reconheço essa realidade. Assim, pode ser que esteja sendo mesmo arquitetada uma campanha visando a tentativa de reeleição de Gustavo Prandini à Prefeitura de João Monlevade.

Daí vem a genialidade do leitor anônimo que comentou no Monlewood. Com que cara Gustavo Prandini bateria às portas dos monlevadenses para pedir votos em nome próprio? Qual seria a fala inicial mais adequada para pedir estes votos? Vou arriscar alguns palpites:

1)  Bom dia, não sei se vocês me conhecem, sou o Gustavo Prefeito. Estou aqui hoje para solicitar a sua confiança pelo voto, para continuar o trabalho de governo que estamos fazendo desde 2009, apesar da herança maldita e da oposição, de São Pedro e da imprensa e até dos aliados que hoje falam mal da gente porque são ingratos, gente desqualificada que eu afastei porque não tinham compromisso com Monlevade.

2) Bom dia, que asfalto lindão aí na frente da casa, hein? Eu que fiz! Pois é, se eu merecer o voto de vocês de novo, vou asfaltar até o Rio Piracicaba, nunca mais vai ter a tristeza da enchente prejudicando nossa cidade, viu?

3) Bom dia, tudo bem com vocês? Quero merecer a confiança do voto de vocês que sabem que este Governo é diferente. Depois de discutir amplamente com todos os setores da sociedade, que hoje tem voz e vez em nossa cidade como nunca tiveram antes, chegamos à conclusão de que este é o melhor governo que Monlevade já teve. Com a inversão de prioridades, que nós fizemos à custa de muito sacrifício, agora é hora de colher os frutos. E não seria justo interromper este processo agora, não é? Porque senão outro grupo vai brilhar à custa do nosso trabalho e esforço. Conto com vocês, porque o processo de dialética da transformação social é contínuo e sempre evolutivo, não é mesmo?

4) Bom dia, gente. E aí, tudo bem com vocês? Agora que eu já mandei embora quem aumentou a passagem de ônibus, aumentou a taxa de água, aumentou o IPTU contra a minha vontade, atrasou o pagamento dos fornecedores, deixou o caixa da Prefeitura na lona, não deixou eu dar aumento bom pros professores e nem pros servidores, atrasou a entrega do "minha casa, minha vida", não deixou eu asfaltar o Nova Monlevade nem Serra do Egito nem o Tanquinho e nem o Cidade Nova, e ainda prejudicou o atendimento da saúde da população, estou pedindo o voto de vocês. Daqui para a frente, tudo vai ser diferente porque eu vou fazer mais e melhor por Monlevade. E aí, quantos vão votar em mim aqui na casa? Preciso montar a planilha do Excel para ter uma noção de quantos votos vou ter no total...

Chega de palpitar por agora. É claro que o PT de João Monlevade, caso não venha a lançar nome próprio para as eleições (e aposto forte nessa possibilidade), vai colocar sua experiência a favor de pedir estes votos. Mas o Prefeito poderia continuar no Gabinete, apoiado apenas na expertise do PT em fazer campanhas eleitorais? Não, não daria certo.

Daí que essa é mesmo uma coisa sem preço: ver a cara do Prefeito Gustavo pedindo votos por todas as regiões de Monlevade, e principalmente ver a reação dos monlevadenses a este pedido. Esta é a melhor pesquisa eleitoral que o Prefeito e sua equipe terão em mãos, e muito em breve.

Nenhum comentário: