terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vai chover de novo em 2012/13

Sim, como em quase todos os anos. A água que está nos castigando já foi, pouco há que se fazer por agora. Mas muito há para se fazer antes de Dezembro de 2012 chegar e nos "surpreender" com a fúria possível das águas.

É de se lamentar muito que, nos últimos dez, doze anos, cada gestor municipal foi surpreendido pelo menos uma vez pelo período chuvoso e por suas consequências. Mal comparando, é como um patrão ser pego de surpresa por um parto de uma funcionária importante em sua equipe.

Em 2012, que tal pensar em contratações temporárias, reforçando as equipes de atuação corretiva para dar pronta resposta à sociedade monlevadense? Isso seria realmente inovador. Claro que o melhor é começar desde agora o trabalho preventivo a nosso alcance.

Cobrar pelas sacolas plásticas dos supermercados, implantar de vez a coleta seletiva e a educação ambiental nas escolas, multar severamente os entulhos a céu aberto promovidos pelos "cidadãos", desobstruir bueiros, apresentar projetos viáveis ao Governo Federal para canalização e urbanização de córregos, repensar o recapeamento das vias públicas para diminuir a vazão hidráulica de superfície, etc. etc. etc.

Porque, se nada disso for feito, na virada deste ano estaremos de novo com cara de idiotas e procurando culpados, inutilmente. Os culpados somos nós, em maior ou menor grau de ações e omissões.

2 comentários:

Breno Eustáquio disse...

Concordo em gênero, número e grau. Temos MUITA responsabilidade pelo que sempre ocorre em períodos de chuva. O poder público não faz nada e a população, pouco educada, não contribui. Um simples passeio por Monlevade permite ver o amontoado de lixo que é jogado todos os dias nas encostas. Isso sem contar que se passa o ano inteiro sem nenhuma obra preventiva. É desolador o quadro que estamos vivendo. Mas, como você bem expõe, Célio, nós temos muita culpa no cartório. E que Santa Bárbara nos proteja e Deus nos perdoe.

Talles Medeiros disse...

Sabe qual o papel do Estado (o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação)? Total, pois é de responsabilidade do estado cuidar da sociedade civil como um todo. Nisso a educação é parte dessa responsabilidade. Quando somos educados e cobrados sobre essas atitudes. O cidadão não faz isso porque é de má índole, mas que desconhece qualquer mecanismo de educação e punição acerca dessa atitude. A responsabilidade volta pro Estado.