terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bandeira da Segurança Pública

Fruto do último encontro de blogueiros, o selo de nossa primeira campanha coletiva já foi distribuído e deverá estar estampado em vários dos blogs em breve. Para quem não me conhece bem, devo esclarecer que essa opção foi adotada não por minha profissão ou devido à alguma influência de minha parte. Foi tomada por outros fatores que não cabe detalhar aqui no Drops.

Os blogueiros chegaram à conclusão de que, se um dos eixos fundamentais de Estado (Segurança, Saúde e Educação) esteve pouco prestigiado na região nos últimos anos, este foi sem dúvidas o da Segurança Pública. Não é que os outros dois estejam às mil maravilhas, mas a situação da segurança está atingindo um limite crítico.

É praxe de todos os governos, em todas as esferas, não divulgar de forma plena os indicadores de qualidade da Segurança Pública. Se fossem divulgados, isso provavelmente geraria algum grau de pânico na sociedade, e nem sempre justificado.

A sociedade é parte fundamental neste processo. Ela faz a sua parte, alienando-se completamente até que se torne vítima. E este comportamento é um dos motores pelos quais governos arrecadam muito e devolvem pouco à sociedade, historicamente.

Não posso, por dever ético e de ofício, ser o porta-voz do grupo de blogueiros nesta caminhada que se inicia. É a sociedade do Médio Piracicaba que deve acordar e rápido para as implicações do que representa uma vida cercada por incertezas quanto à Segurança Pública.

Fica só um lembrete, e com palavras duras: não adianta nada um cidadão ter saúde e ser muito bem educado, se estiver com um buraco de bala na testa, oriundo das mãos de um monstro que não tem saúde nem educação para oferecer ao mundo.

É bom pensarmos nisso agora e agirmos rápido. A violência só não chega onde não quiser, e um dia os "sorteados" por ela podem ser as pessoas a quem nós mais amamos.

Nenhum comentário: