quarta-feira, 18 de abril de 2012

Planejamento

Estive conversando com um servidor da Prefeitura Municipal, vinculado à Secretaria de Obras (o nome é preservado para evitar retaliações injustas) e o mesmo confirmou uma suspeita: o canal da Av. Rodrigues Alves está com o leito de concreto totalmente desgastado.

Isso significa que a reforma da estrutura que está sendo feita na cratera local (reforma que está ficando de ótima qualidade, devo reconhecer) deverá se repetir por toda a extensão da avenida no futuro. Literalmente: "Célio, mais pra frente vai desabar a Avenida inteira, porque o concreto chegou no fim da vida útil dele, já tem muitos anos e pouca qualidade. E vai acontecer também na Avenida Wilson Alvarenga, porque lá, mesmo sendo de boa qualidade, está com mais de quarenta anos".

É assustador pensar nas consequências deste raciocínio. Imaginem o que seria de nós com o principal corredor de trânsito interditado por meses. Melhor já imaginar um plano de contingência, contratar uma consultoria especializada para gerar um plano de ação e não esperar que os desastres da natureza aconteçam, para agir somente depois.

Nem se trata de uma sugestão para o Executivo atual, porque ele não fará mesmo este tipo de trabalho. Mas os pré-candidatos a Prefeito devem pensar com carinho nesta situação. Pelo meu olhar leigo, os estragos que este período de chuva trouxeram à Monlevade foram apenas uma prévia do que ainda está por vir.

Nenhum comentário: