quinta-feira, 19 de abril de 2012

Respeito e divergência

Ontem, na Câmara Municipal, houve um desfecho muito desagradável para um debate que tem tudo para ser democrático. A reunião terminou de forma confusa e agressiva (do ponto de vista verbal, apenas e ainda bem), a meu ver sem a necessidade de que isso acontecesse.

Talvez eu tenha menos direito de falar sobre o assunto que os demais cidadãos. Afinal, enchi o plenário da casa legislativa com pencas de bananas no ano passado. Mas fiz esta manifestação respeitando o Regimento Interno da Casa, com o qual não concordo mas vejo-me obrigado, democraticamente, a conviver.

Referendo e plebiscito, previstos na Lei Orgânica do Município, podem mudar aquele Regimento Interno. É o caminho da Democracia plena.

Sem entrar em maiores detalhes, penso que retirar este dinheiro público para destiná-lo a um Governo Municipal como o que estamos vendo é uma atitude muito ingênua. Não há qualquer garantia que a pouca capacitação gerencial demonstrada até agora, pelo Executivo, se transforme em excelência apenas porque a verba tenha sido retirada de uma Casa Legislativa que tem muitos defeitos, mas a "farra" com dinheiro público nunca foi um deles, desde que acompanho os trabalhos realizados ali.

Apenas para lembrar: esta Câmara já votou uma penca de Projetos que interessavam - e muito - ao próprio Executivo. Inclusive votou a transferência financeira de 700 mil reais do DAE para o Executivo. Um mês depois virou cúmplice da maior maldade social que Monlevade já viu: a conta de água foi reajustada e os pobres pagaram a conta.

Estamos perdendo o foco. espero que não seja apenas pelo motivo do ano ser eleitoral.

Nenhum comentário: