segunda-feira, 20 de abril de 2009

O "fogo amigo"

Há servidores na Prefeitura Municipal fazendo de tudo para que nada funcione. Bem, eles possuem o direito constitucional de escolher um grupo político-partidário ao qual pertencer. Todos nós o possuímos.

O que estas pessoas não possuem é a opção de atuar no sentido do "quanto pior melhor". Quem perde é a sociedade, o grupo de cidadãos que paga o salário de todos.

Evoluir para além do lado pessoal é dever de todo mundo. No caso do servidor público, é pressuposto de seu caráter e de sua dignidade, porque ele está acobertado pelo manto vergonhoso da estabilidade funcional.

Podem - e devem - continuar mantendo sua independência ideológica. Mas se é para impedir que o público seja atendido, façam suas manobras fora do horário de trabalho. Durante o mesmo, sejam seres humanos conscientes de seu papel na construção de uma cidade que seja melhor para todos, inclusive vocês mesmos. Manter a humanidade é o único remédio contra a animalização do que somos, no fundo de nossas ambições pautadas unicamente por mesquinharia.

A agenda oculta? Mérito, mérito, mérito, mérito... Somente o mérito separa os homens das bestas. E a escolha do caminho a seguir é prerrogativa humana.

Nenhum comentário: