quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Internet Compacta de cada um

Como definir a capacidade de intelecto de uma pessoa, em tempos de rede virtual que oferece um mundo de informações de forma quase instantânea?

Simples. Como sempre fizemos. Como os livros e jornais ainda mantém leitores. Como os cinemas ainda atraem público. A Internet não substitui o humano.

A Internet compacta de cada um, a rede formada por bilhões de neurônios e galáxias de sinapses, ainda vale muito mais. Uma inteligência virtual é melhor que nenhuma inteligência, é óbvio. Mas limitada pela consulta a Wikipédia e quejandos, ela disfarça o crasso ignorante com uma máscara ruim de desvendar.

A Internet Compacta, não. Aquela conversa no bar, na sala ou na cozinha, nas Academias (não as de ginástica ou "fitness", tenha piedade), o diálogo e a disputa sadia de posicionamentos contrários ao vivo e em cores, ou seja, o ciclo de discussão entre as Internets Compactas individuais, ainda são a única ferramenta segura para separar o joio do trigo.

Tudo o mais é photoshop de neurônios. Tudo o mais parece, mas não é. É retoque, às vezes reconstrução completa e irreal frente ao modelo de partida.

"Não vale o que eu disse no mês passado, mudei de ideia. Também não vale o que digo agora, se eu mudar de ideia amanhã...". Este é o mote do homo wikiens, esta aberração moderna que faz photoshop dos próprios e precários recursos racionais.

Esqueça o que você vê de incoerente na Internet Clássica. Ela está tomada também pelo photoshop. Não se contente com ela, vá além. Porque mentes brilhantes a usam, mas hipopótamos cerebrais também. É difícil diferenciar uns e outros se o seu metrônomo for apenas a rede.

Invista na melhor Internet do mundo; a sua, compacta e representada pelo seu raciocínio lógico e emocional, construída em milhares de anos de evolução do ser humano e facilmente mensurável com apenas uma hora de bom bate-papo.

Ao contrário da outra, que faz qualquer asno vomitar falsa ciência, falso moralismo, falso caráter, falsa identidade intelectiva, falsa imagem, falso dom divino. Tudo é fake nela, se não houver uma Internet Compacta validando o que foi executado na Internet Expandida.

Agenda oculta? O verdadeiro asno não é aquele que sabe que nasceu assim. Nem o que não sabe que nasceu assim. É aquele que não sabe que não precisa morrer assim, e se recusa a aprender.

Nenhum comentário: