quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Gustavo Oculto

20h00 - Judith liga para Célio: - Adivinha quem estava no lançamento do livro?

Célio - Dá uma dica, é tanta gente...

Judith: - Adivinha!

Célio: - É de qual área? Polícia, Educação, políti...

Judith: - Gustavo!!!

Célio: - Viu? Era só dizer que era da política e eu tinha adivinhado...

Judith: - Ele comprou um punhado de livros!!!

Célio: - Que bom, o Diogo merece!


Chega de transcrições. O lançamento é o livro "O Pé Pirado" de Diogo Ventania, que ocorreu no Colégio Cônego Higino na noite de hoje. Judith conhece mais o autor que eu, é claro, por isso me telefonou tão surpresa e entusiasmada.

Primeiro porque o livro, realmente, é muito bom. Merece figurar em qualquer editora de grande porte. E faria bonito se figurasse.

Segundo, porque o autor foi à luta. Não esperou um Bolsa-editora da vida. Nem guardou as esperanças num baú imaginário, para daqui a alguns anos chamar a vida de injusta.

Mais Diogos Ventania para Monlevade, por favor...

Terceiro, cabe a nós fazer a diferença. Valorizar o que é tão nosso quanto do Diogo. O trabalho e o estado de arte, que se concentram no livro, devem ser motivo de orgulho genuíno para cidade. Agora, é comprar todos os exemplares possíveis. Custa pouco, representa demais.

Meus poucos leitores podem me ajudar. Façam boca a boca (propaganda, espertinhos!) liguem para a Jaqueline perguntando quando ela terá os livros para vender na República Literária, quem sabe a Enscon não cria o Livro a Bordo (os cobradores poderiam vender, não é?), os supermercados podem receber alguns exemplares, os jornais e rádios podem divulgar... O céu é o limite.

Numa Monlevade que não tem pejo de dar errado, quem sabe a carreira de escritor do Ventania não dê certo? Merecer, ele merece e muito. Judith ficou com 3 livros. Se cada família monlevadense que pode, ficar com um só, Diogo venderá todos. E poderá investir num segundo livro, num terceiro... O céu é o limite.

Gustavo? Fez mais que a parte dele. Estou me adiantando porque, talvez, ele não permita outra divulgação. Nestes pequenos grandes gestos, mora o Gustavo que eu conheço há pouco tempo, e respeito muito pelo caráter. É o Gustavo oculto, aquele que fez campanha e visitou a cidade. O Prefeito está ocupado demais, ainda, e pode não ser tão querido pela população, ainda.

Mas estes dois, Diogo Ventania e o Gustavo Oculto, são vencedores natos. Oxalá haja iluminação e brio no caminho dos dois. Sempre.

Precisamos dos dois. Do escritor pela arte, que dispensa qualquer outro comentário. Do Prefeito pela determinação e vontade, porque precisamos andar, um pouco que seja, em direção ao nosso futuro.

Parabéns, Diogo! E vocês, que acompanham este espaço humilde, às compras!!! Depois me mostrem as dedicatórias, para eu saber que cada um comprou um livro, certo?

Um abraço!


Nenhum comentário: