quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Blogs se firmam como "Usinas de Ideias"


Quando comecei com o Agenda Oculta, em maio de 2008, uma pergunta não saía da minha cabeça: como operar uma ferramenta já antiga no mundo, funcional em grande parte das metrópoles, mas ainda caloura nas pequenas e médias cidades?

Passei a procurar razões para não ter um Blog atualizado: excesso de trabalho, falta de uma pautagem consistente, concorrência fortíssima dos jornais locais (que produzem conteúdo em linguagem popular e acessível), baixa penetração de Internet nas camadas menos favorecidas da população, etc.

Tudo indicava que apostar em um Blog seria como apostar em uma jogada de muito risco e de pouco resultado futuro, que fosse ainda mensurável. Mas já havia blogueiros atuando e, portanto, um nicho estava aberto.

A segunda pergunta veio da forma mais natural possível: o que teria eu a dizer, que não pudesse ser dito por qualquer outra pessoa? A resposta: nada.

A terceira pergunta, consequência natural da segunda: Então, para que se dar ao trabalho? A resposta veio depois de muita análise autocrítica: porque os universos se repetem. Em nossas sociedades, ainda existe o fatiamento socioeconômico a separar as pessoas. Os mais bastados podem se dar ao luxo de não querer informação e opinião. Os mais desfavorecidos possuem estes dois elementois de forma barata e eficiente, via rádio, televisão e outros meios tradicionais.

Sobraria a classe média baixa - Classe C, sim senhor e pertenço a ela!- que há algum tempo é alvo de muitos "mimos" e de muitas ações de marquetingue tentando entender suas aspirações, seus gostos, seus hábitos de consumo.

Ora, a classe C está aprendendo a refinar estes gostos e hábitos. Ela mantém acesso ao rádio, à televisão, à revista semanal de informação, ao jornal de cada dia. Mas ela busca algo além: a simples notícia já não está tão saborosa, porque o refinamento de gosto traz em si algum refinamento de hábitos, igualmente.

E as mídias tradicionais não podem se segmentar a este ponto. Elas devem tentar atender a tudo e todos, ao mesmo tempo, se possível agora. E com suas estruturas de manutenção cara, o que inviabiliza o modelo ideal.

Veio a minha resposta!!! Sem invadir o espaço jornalístico, que deve estar a cargo de jornalistas, o Blog seria a ferramenta ideal para atender a tudo e todos, ao mesmo tempo, se possível agora. E ainda teria custo de manutenção reduzidíssimo, com alcance razoável, desde que comprometido e administrado com garra.

Fornecendo opinião e análise, o que as mídias rápidas não poderiam fazer e as mídias analíticas (revistas) não poderiam alcançar, pelo baixo retorno financeiro para elas. Imagine a Veja analisando cada aspecto de Monlevade. Não dá. Não vende revista no resto do Brasil, mesmo Monlevade sendo a jóia que temos para lapidar e cuidar.

Nestes quase dois anos, minha análise do que seria manter um blog ainda está muito longe de se realizar. O público ainda não descobriu esta capacidade dos blogs: eles são usinas de ideias, e vão além de apenas confrontá-las.

Uma outra incrível capacidade dos Blogs reside na confluência harmônica de seus interesses, mesmo havendo divergência férrea entre seus ideais. Geralmente, blogueiros ligam-se uns aos outros, mantendo links de acesso. Imaginem se isso iria acontecer nas mídias tradicionais.... Sem chance. Mas o grande público ainda vai descobrir os blogs de opinião. è questão de causa e consequência.

Este momento é legal para a cidade. Temos vários blogs abertos, muitos segmentos sendo ocupados, muitas ideias novas circulando. Se é correto afirmar que a ferramenta ainda não produz todo o trabalho de que é capaz, também é correto afirmar que está só engatinhando, em João Monlevade e região. E tem potencial para muito mais.

E sem que nenhum blogueiro tenha se afirmado como substituto da informação tradicional, o que atesta a ética geral como muito boa. E qualquer atividade humana em que haja alguma ética circulando, não pode ser menos que benéfica para a sociedade.

Portanto, é seguir caminhando, não desistir, não desanimar. Continuar engatinhando, porque faz parte do aprendizado do andar. E manter a Usina de Ideias em operação, porque uma hora os clientes chegarão e precisam encontrar aquilo que procurarem.

Agenda Oculta? Não é questão de se, mas de quando vai acontecer. Hoje, eu ousaria afirmar que os Blogs tem o potencial até para interferir com a melhoria da Educação de um povo. E um povo com Educação é um povo que tem futuro com mais dignidade e esperança. Dias melhores virão.

Nenhum comentário: