quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desculpas anônimas

Peço desculpas ao leitor que postou um comentário ontem, por volta das 22h00. Censurei o comentário, como está bem explicado na própria história da curta vida do Drops/Agenda, porque algumas coisas precisam de autoria.

Toda forma de censura é dolorosa, porque não há uma boa explicação para ela. Mas o anonimato que traz benefícios, como sabemos, também carrega um preço embutido. E a Constituição limita o preço do anonimato.

Falo com irrestrita liberdade, porque sou facilmente rastreável. Assim, qualquer pessoa pode me alcançar judicialmente. É um freio para que eu não abuse de minha liberdade. Por isso minhas opiniões possuem forte embasamento lógico ou técnico.

O freio do anonimato, infelizmente, é o freio da minha responsabilidade por este espaço. Ou seja, respeito e aceito o anonimato necessário, mas aí já não há liberdade possível para sustentar, exceto a minha.

Espero que o leitor compreenda, mesmo que não aceite. Pode criticar a minha pessoa à vontade, que publicarei rapidamente, se for o caso. Nunca, jamais, em tempo algum, cercearei o direito das pessoas de não gostarem do que fiz e faço.

Só peço que compreendam os limites razoáveis, para que o Drops/Agenda não se transforme em instrumento de terror ideológico. Foi o que levou Monlevade a entrar em coma, nos últimos anos, e só nosso esforço desmedido irá resgatá-la dessa condição vergonhosa.

Um abraço!

Nenhum comentário: