quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pérolas do Max - Sua utilidade e seu valor real

Max Gehringer é consultor de carreiras, e especialista em dizer o que precisa ser dito, mesmo fora do ambiente de trabalho.

"Você executa há muito tempo a mesma função. Sempre elogiado pelo chefe, mas nunca promovido nem recompensado. Um dia, aproveita um momento de ótimo humor do seu chefe e pergunta-lhe sobre a chance de uma promoção ou incentivo financeiro. O chefe fica ofendido e passa uma semana de cara amarrada. E agora?"

Resposta do Max:

"Você precisa procurar outro emprego. Se conseguir uma proposta melhor, irá demonstrar que seu chefe não estava avaliando corretamente seu desempenho. E poderá negociar sua permanência em bases melhores para você. Se não conseguir outra proposta melhor, descobrirá que seu chefe, afinal, tinha razão. E sua vida profissional neste lugar terá acabado, quer você queira, quer não."

Minha análise:

Este é o maior dos problemas que uma organização produtiva costuma enfrentar. A presença dos Zumbis funcionais, gente que se achou melhor do que realmente era. Ocorre com mais frequência em Instituições sólidas, que já existiam antes de nós nascermos e que, provavelmente, continuarão a existir depois que morrermos.

Se você trabalha numa destas Instituições, prepare-se para ser avaliado pelo que você realmente representa, e não pelo quanto acha que vale. Uma engrenagem fundamental ainda é menos importante que o conjunto do motor. Trocar uma engrenagem pode até sair caro, mas trocar o motor inteiro custará infinitamente mais. Pense nisso.

Gente menos qualificada está avançando? Amigo, reveja seus conceitos. Quase com certeza a qualificação dessa gente reside não no que você vê, mas no que seus chefes veem. Cristalino como água, mas nosso ego teima em nos ludibriar neste quesito pontual.

Faça mais. Faça melhor. Tome iniciativas, mesmo sabendo que muitas delas serão esquecidas e outras, não aproveitadas. Mas a vida é assim mesmo. Caso contrário, todo mundo ganharia na loteria toda semana, e o mundo seria cor de rosa com sabor de algodão doce, não é mesmo?

Faça sempre mais pelos outros, porque indiretamente você estará fazendo mais por si mesmo, que é o melhor investimento que existe neste mundo. E enquanto isso, não ponha preços a menos que você seja convidado formalmente a fazê-lo. O contrário significa asfaltar o seu caminho em direção à rua. Isto é doloroso e, muitas vezes, irreversível.



Nenhum comentário: