Márcio Passos possui um Blog, como todos sabem. O link está ali do lado (Rapadura) e eu acompanho tudo o que ele escreve. Razões de inteligência: Passos é um interlocutor da cidade e o que diz, para o bem e para o mal, é sempre relevante.
O Rapadura é um Blog 360º. Não permite que se saia dele, através de um link, para outros sites ou blogs. Esta característica vai contra a netiqueta (uma boa educação, uma "etiqueta" da net) que nos leva a retribuir os links que nos são oferecidos, graciosamente, por nossos pares.
Ao contrário da atividade comercial, onde é compreensível que o Jornal A Notícia não recomende a compra do Jornal Bom Dia e a Rádio Cultura AM não recomende a audição da Rádio Alternativa FM, por exemplo (citando os líderes de seus segmentos), a Internet é um espaço realmente livre de amarras.
Porque o fator comercial é irrelevante por aqui. Blogueiro de interior não faz o que faz porque vai ganhar algum dinheiro (embora haja gente que acredite no poder comercial de um blog. Eu acredito, se o nome do blogueiro for Sílvio Santos ou Ivete Sangalo, por exemplo).
Blogueiros divulgam seu conteúdo pelo puro prazer de se mostrar. Úteis ou divertidos, analistas ou comentaristas, astros ou coadjuvantes, formigas ou leões, geradores de entretenimento ou de informação. Ou mesmo uma mistura disso tudo; a Internet não tem amarras...
O que os diferencia é como são vistos, já que a exposição é uma só. Na solitária e estéril tela de um computador. Ali, somos o que o internauta queira que sejamos, e nosso ego pouco ou nada importa.
Voltando ao Rapadura, somente seu editor sabe porque não indica outras visões e opiniões. Marqueteiro que é ( e bom), imagino que seja para capitalizar a si mesmo seus internautas de acesso, não os "direcionando" a mais ninguém. É uma visão limitada. Internautas são naturalmente livres, vão e vem conforme a sua única vontade.
Minha análise fria: Márcio Passos é um dos mentores e operadores da PAC. Nada mais natural que os fundamentos sejam aplicados também ao Rapadura, ou seja, visão única e que faz uma volta para finalizar e completar-se em si mesma.
Os prós: os leitores não são direcionados a nenhum outro espaço na rede e, portanto, não correm o risco de analisar um contraponto imediato ao que Márcio passos pontue.
Os contras: A Internet é ilimitada. Recursos poderosíssimos são disponibilizados de graça. Graças a eles, sei que Márcio passos acessou, no mínimo por uma vez, o Drops de Sanidade. Não vou dizer o número exato de vezes em que isto aconteceu por questão de ética, mas me satisfaz saber que sou notado. Mesmo que não indicado como leitura positiva por Márcio Passos, o que significa que posso melhorar ainda muito a qualidade do Drops/Agenda.
Epa, mas o Rapadura não indica leitura nenhuma além de si mesmo!!! Então, considero justo o tratamento dispensado ao Drops. Só acho estranho não haver links para outros integrantes da PAC, Mas isto não é da minha conta.
Há um bom tempo não faço meu alerta. Hora de renová-lo, então. Os links estão ali do lado para que você não se satisfaça com uma visão só. Complemente sua informação, veja os muitos lados deste cristal valioso (informação) e faça sua escolha consciente de que alternativas foram oferecidas.
Seja cético. Duvide. Até de mim. Democracia é dúvida e escolha, suas únicas liberdades reais neste mundo maluco em que vivemos.
Desde que você não seja manipulado até a medula, para parecer que só uma escolha é que vale o tempo todo. Eu me descarto como escolha única, desde já. Seja livre e me questione, eu preciso disso. Todos nós precisamos.
Menos a PAC. Para ela, a dúvida e a escolha são demônios a ser exorcizados o tempo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário