sexta-feira, 28 de maio de 2010

Seu carro é flex? Pega essas dicas!


Na dúvida entre abastecer com álcool ou gasolina, muitos donos de carro flex acabam adotando comportamentos pouco produtivos, para a economia do próprio bolso. Seguem algumas dicas muito boas para aproveitar ao máximo esta tecnologia que é colocada a nosso serviço:

- A relação de vantagem do preço do álcool, no bico da bomba, só acontece realmente quando o valor estiver no máximo a 68% do preço do litro da gasolina. A partir daí, até chegar a 70%, tanto faz abastecer com um ou com o outro. A partir de 71%, abasteça com gasolina, ou estará perdendo dinheiro (pouco, mas e daí? Qualquer economia é sinal de inteligência financeira).

- Não deixe de alternar o abastecimento na proporção 3 x 1 - Três tanques de um combustível por um tanque do outro. Todo o aparato eletrônico que equipa os carros flex tende a possuir um "efeito memória" que, no longo prazo, poderá fazer com que seu veículo trabalhe melhor com o combustível predominante nos abastecimentos. Nenhuma montadora irá admitir, mas abastecer com um único combustível pode levar o sistema a perder sua característica flex, no longo prazo. Como a meta é economizar, vale a pena alternar os abastecimentos.

- Não compensa misturar os combustíveis. Seu carro não vai aproveitar o melhor de cada um, e o preço do combustível mais caro irá prevalecer. Melhor mesmo é alternar na proporção acima. Ex: Se o álcool estiver mais vantajoso, a cada três tanques com ele você alterna para um tanque de gasolina, e vice-versa.

- Todo veículo abastecido com álcool vai render mais potência e torque do que o veículo abastecido com gasolina. Esta é uma característica do álcool, e pode ser bem aproveitada por você. Exemplo? Se vai viajar com o carro mais pesado, abasteça com álcool. A pequena vantagem de potência e torque pode ser muito significativa neste caso, seja para subir uma ladeira ou para chegar nos últimos metros da carreta do lado, numa outra subida. Em casos extremos, pode ser a diferença entre conseguir ultrapassá-la ou não.

- Limpeza de bicos injetores em veículos com menos de três anos de uso é, geralmente, uma manobra picareta para aliviar seu bolso de algum dinheiro. Em casos raríssimos ela precisa ser feita, e geralmente o carro indica isso com clareza. Um cilindro funcionando a menos qualquer motorista sabe reconhecer. Se não estiver ruim deste jeito, dispense limpezas de bico injetor, normalmente inúteis em veículos novos. Consulte o manual do seu veículo para maiores detalhes.

Em breve o Drops oferecerá outras dicas de economia popular, mais amplas. Um abraço a todos!

Um comentário:

Fernando Sales disse...

Esqueceu apenas de uma dica muito importante, Célio: o álcool é bem menos nocivo ao meio ambiente. Abraço!