quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eleições


Nunca, mas nunca antes, descemos tão baixo na escala de valores humanos. Agora não faz mais diferença quem sairá vitorioso das urnas em 31 de Outubro. Estaremos todos derrotados em decência, em respeito ao ser humano, em dignidade coletiva.

E o que é pior: ao contrário do que muitos cidadãos acreditam, terminar o voto na urna não é o último passo de uma eleição, mas é o primeiro passo de um governo. Qualquer que seja o governo emergente das urnas, estará cheio de nódoas. E nós com ele.

Fica difícil animar as pessoas, encorajar os filhos, lutar por uma cidadania mais qualificada para todos nós, após um processo eleitoral tão sórdido e demente. Quando os nomes que disputam o cargo mais importante do país não se incomodam em nivelar todo o processo eleitoral, deixando-o com a profundidade ética de um pires, o que podemos dizer às gerações que chegam? "Foi mals?"

Deus nos ajude e nos proteja de nossa própria vilania.

Nenhum comentário: