quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Brasil e Lula empataram

Em 1989, Lula foi vítima de uma monstruosidade no processo eleitoral. Perdeu em 1994. Perdeu em 1998. Venceu em 2002. Venceu em 2006. Para empatar tudo, precisava devolver ao país o golpe de 89. 

Lula devolveu o golpe fazendo algo monstruoso: diminuindo a Presidência da República ao ponto de se tornar um reles mascate, vendendo um único produto, no qual esperamos que ele acredite de verdade.

Esta análise parte apenas do processo eleitoral. Governos são outra história, cuja competência para avaliar eu não tenho. Mas o empate me parece justo, se a candidata do Lula, caso vença as eleições, mantenha a linha da Democracia, da decência e aplique o choque de ordem que o Brasil está precisando há tempos.

P.S - Nivelar por baixo ainda é a pior maneira de nivelar qualquer coisa, exceto rodapés, carpetes e afins. Neste aspecto Lula jogou fora a chance de ser reconhecido como Estadista, de renome mundial e atemporal.

Nenhum comentário: