sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Culpa e punição


Minha vida é regida por um sistema de entendimento das coisas que elimina este sistema indigno de culpa x punição. Eu vivo com causas e consequências, o que me tirou das costas um peso enorme ao longo dos anos.

Encontrar um culpado significa, na maioria das vezes, abandonar qualquer tentativa de evitar que a mesma causa gere a mesma consequência no futuro. Ora, se há um culpado, ele é punido ou não e o problema, qualquer que seja ele, está livre para ocorrer novamente. E o ciclo irá se repetir...

Estudar as causas de um problema, as consequências geradas e o melhor método para evitar que as causas se repitam (quando as consequências são ruins) é a única forma inteligente de crescermos como pessoas. O resto é bate boca e guerra de egos, o que nos leva do nada ao lugar nenhum com uma frequência assustadora.

Neste exato momento, discute-se até se a culpa pelo caos do Rio de Janeiro é do PSDB ou do PT. Como se o Brasil pudesse ser traduzido pelas primeiras seis letras, e não pelas seis últimas citadas. (PSDBPT ou BRASIL? Fico com as seis últimas, com sobras)

Discute-se se a culpa é do usuário de drogas ou do traficante de drogas. Ora, eu sou viciado em drogas. para ser mais exato, meu traficante é a Souza Cruz S/A. Ou não posso falar em traficante, já que ela paga impostos e é legalizada como empresa fundamental à economia do país?

Aqui em Monlevade conheço centenas de viciados. Podem ser clientes da Souza Cruz, da Destilaria Mueller (Caninha 51), da Eli Lilly (Prozac), da Inbev (Brahma) e paramos por aqui para não parecer merchandising.

Nenhuma delas é considerada culpada. Nem as pessoas que conheço, nem as empresas de que falei. O sistema jurídico mundial as ampara. Mas não ampara outras causas (drogas ilícitas) nem outras consequências (crime organizado resultante). Então, o sistema culpa x punição é miseravelmente tolo, ou estranhamente conivente com certas situações.

A humanidade precisa aprender a parar de buscar culpados. Essa busca não encontra soluções. Nossa raça precisa aprender que causas e consequências movem o universo, e as resultantes são naturais quando se analisa o processo de vivência sob este prisma.

Não queremos as consequências? Então não geremos as causas. Vamos evoluir, gente! Passou da hora...

Apliquemos o sistema causa x consequência a outros aspectos de nossa vida, em qualquer esfera, e veremos como é possível viver melhor. Com as pequenas grandezas e com as enormes pequenezas de que somos capazes, enquanto humanos.

Nenhum comentário: