sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Façam as contas, tomem atitudes sensatas


Para o usuário de transporte coletivo, uma tarifa a cinco reais ao dia (ida e volta ao trabalho) representa algo próximo a 130 reais ao mês (vinte e seis dias trabalhados). Ninguém é tão bobo que vá se aferrar ao Vale-Transporte como argumento contrário. Salvo erro, engano ou omissão, o trabalhador tem subsídio no custo do transporte (só pode comprometer o máximo de 6% de seu salário com esse gasto). A empresa paga o restante. Mas paga.

Ora, há motocicletas no mercado, para venda a longo prazo, cuja prestação fica pouco acima desse valor. Se o trabalhador tiver algum grau de poupança mínima, ele pode adquirir uma e pagar este mesmo valor como prestação do veículo. Com a vantagem de adquirir patrimônio ao fim do processo de financiamento.

Imaginem se o pessoal adotar esta linha de raciocínio e inundar as ruas com mais veículos. É uma equação em que todos saem perdendo. Cidade, concessionária de transporte, demais usuários de trânsito, o grau de conservação das vias públicas, o aumento de atropelamentos de pedestres por motociclistas meio sem noção, e por aí vai.

Quando um problema não gera o pensamento concatenado de melhor solucionar o problema, tende a se transformar em demonstração de ignorância. É bom todos os envolvidos abrirem um canal de diálogo inteligente, nesta altura do campeonato em que se discute o valor de uma passagem de ônibus.

Ele é muito mais do que aparenta ser.

Nenhum comentário: