sexta-feira, 11 de março de 2011

A Era do Compromisso

Quando nos omitimos de assumir compromissos que pretendemos cumprir, as relações sociais apodrecem. O compromisso não é uma ordem natural das coisas, e como tal não deve ser entendido como algo que acontece por força do acaso. Compromisso é realização humana no mais alto grau do que temos de positivo.

Então, porque estamos deixando os compromissos de lado? A palavra dada, o acordo firmado, o pacto estabelecido estão durando tanto quanto cada interesse individual dure. A partir daí é o Deus-nos-acuda geral.

Pior que os compromissos individuais, estão os compromissos coletivos. Porque neste caso não se trata mais de desapontar às necessidades de uma pessoa, mas de desapontar às necessidades de muitos. A quebra de confiança coletiva destrói um futuro. Menos danosa é a quebra de um pacto entre duas pessoas, porque destrói apenas a confiança depositada nele.

Sonho com o início de uma Era do Compromisso. Não uma nova versão do mentir e fingir que se acredita na própria mentira (radares na 381, o fim da miséria, casa para todos, CPMF para a Saúde com destino certo desta vez, Segurança Pública eficiente sem investimentos pesados, etc.)

Sonho com o compromisso de ouvirmos, em alto e bom som, o "NÃO!". Desde que o sentimento do nosso interlocutor seja o de dizer não, porque ouvimos "Pode ficar tranquilo, está tudo sob controle e vamos resolver juntos e rápido!"?

A Era do Compromisso poderia se transformar numa nova Era Humana. Seria a Idade Decente, após a Idade Contemporânea em que vivemos. Se bem que em muitos casos, temos a sensação terrível de nunca termos realmente saído da Idade Medieval.

Nenhum comentário: