quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais uma tonelada de otimismo, por favor!

Fonte: Revista DeFato - Edição 220 - Abril de 2011 - Págs. 66/67 - Entrevista concedida pelo Prefeito Gustavo Prandini

"Só que, além dos problemas que todo administrador enfrenta, há uma oposição que detém boa parte dos meios de comunicação da cidade e isso reforça a dificuldade de se fazer um debate e um diálogo de esclarecimento."

Cruz credo. Vamos beber um pouco mais de otimismo. A primeira chave de resposta está no desabafo: o administrador enfrenta os problemas. Outros preferem culpar o domínio dos veículos de comunicação sobre os problemas existentes.

Tenho até vergonha de dizer o óbvio, mas aí vai: se não houver tantos e tão vastos problemas sem enfrentamento eficaz, os veículos de comunicação migram para as sociais e policiais. O resto perde substância e sentido, naturalmente.

Bom, a maior dificuldade de se fazer um debate e um diálogo de esclarecimento também reside num fato simples: debates e diálogos são maravilhosos, mas não resolvem problemas. Problemas são resolvidos com trabalho eficiente! Ou pelo menos eram, até eu tomar conhecimento desta entrevista que está abrindo meus olhos para outros horizontes.

Gente, pausa para uma dúvida atroz. O Prefeito tem assessoria mesmo? Eu, ignorante de tudo como sou, não permitiria que este festival de bobagens industrialmente fabricado viesse a público. Ou ele atropelou sua assessoria - indicando que a tem em "alta" conta - ou foi atropelado por ela, indicando que estamos numa curva de pastelão que todo mundo sabe como acaba. Mas ainda assim vamos rindo de camarote, porque chorar envelhece.

Amanhã eu continuo a análise, se Deus quiser. Vou ler mais meia dúzia de vezes porque acho que esqueci tudo o que tinha aprendido sobre comunicação, nos tempos áureos de faculdade.

Um comentário:

Manthis disse...

Célio,
Excelentes reflexões. A imprensa vive do chamado "buzz" ou ruído. Quando um ruído diminui, eles partem para outros. Com relação ao diálogo, bem, se a imprensa faz a oposição, então o que se espera (normalmente) é uma enchurrada de boas práticas para evitar o motivo da "esculhambação".
Qualquer pessoa sabe que se resolve a crítica corrigindo os pontos fracos apresentados. Se eles são muitos, não adianta virar uma metralhadora e tentar resolver todos. Se resolve com coalização de forças. Se as forças não convergem, então temos um problema de diálogo.
Por falar em diálogo, tenho uma questão a muito para lhe fazer: e a ponte que você ergueu, conseguiu efetuar o guarda-corpo para ela?
Abraços, meu caro! E vamos subindo a montanha!