sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vivas para a Cultura

Não posso ficar alardeando que gosto do Marcos Martino, por ser uma figura humana fascinante. Isso poderia ser interpretado como "não gosto dos outros tanto assim", o que não corresponde à realidade. Gosto das pessoas, já disse uma vez, independendo das Instituições em que elas se encontrem. E quando não gosto das pessoas deixo-as seguir sua vida privada em paz absoluta, como deve ser no mundo dos homens civilizados.

Há muito tempo travei verdadeiras batalhas com Martino, tentando convencê-lo de que a seara político-partidária não estava preparada para ele. Outro que vejo na mesma situação é o Wir Caetano, para dar um exemplo bem eloquente. São cultos, na medida em que dominam e amam a cultura de um jeito que os mortais comuns não conseguem entender, ainda.

Pois bem. Agora que Marcos Martino está no lugar em que ama, tem muito mais condições de fazer algo que as pessoas reconheçam e gostem. Ainda vejo traços de engajamento "não-cultural" (vamos disser assim) nele, mas está muito melhor agora. A cidade agradece. Para a cidade reconhecer, entretanto, ele mesmo sabe que o caminho ainda será longo.

Pessoas certas, nos lugares certos, resultam em trabalho bem feito. Não existe reengenharia no mundo que consiga reverter esta lógica. Portanto, vivas para toda a equipe da Casa de Cultura. Ela merece.

Nenhum comentário: