quarta-feira, 6 de julho de 2011

Não resolve. Só marca a resistência

Esta é a principal característica de quem peleja contra a falta de lógica. Todo ser humano, mais cedo ou mais tarde, é confrontado com a pergunta dolorida: "você acha que faz diferença remando contra a maré?"

A resposta imediata é um sonoro não. O Brasil é uma fábula que aconteceu no meio de tantas outras pelo mundo. Mas é a nossa fábula. Claro que eu me preocupo com as ditaduras (sejam políticas ou religiosas) com a miséria extrema (espalhada como capim pelo planeta) e com a ignorância (resultado inevitável da ação de ditaduras e de miséria extrema) espalhadas pelo mundo.

Mas a ditadura que me aflige é aqui. A miséria extrema que (Graças a Deus) não me atinge mais é aqui. A ignorância que me atinge é aqui. É aqui que eu tenho que remar contra essas marés.

Não resolve. Sozinho um homem é incapaz de resolver esses graus de dificuldade, reconheço. O que interessa é que marca a resistência. Tudo que pode diferenciar um ser humano de seus algozes é a resistência que ele possa manifestar.

Porque calado ele se confunde, rapidamente, com o mesmo papel insano de seus algozes.

Nenhum comentário: