sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Falta de foco

Ontem eu tive que passar pelo cruzamento das ruas Louis Ensch e Gomes Batista, onde o semáforo já causou "n" discussões e acidentes diversos. Graças a Deus nenhum evento de maior gravidade, mas já houve ali vários prejuízos materiais severos.

E ontem mais uma vez, o foco luminoso para a Rua Louis Ensch estava estragado. O amarelo piscava no intermitente para quem seguia sentido à Rua Luís Prandini. Aproximei o carro bem devagar da esquina, passei o cruzamento e vi que o motorista de um carro que vinha pela Gomes Batista olhou feio para mim. Não tive dúvidas; eu devia estar fazendo alguma lambança de trânsito.

Foi só passar o cruzamento e vi que os outros semáforos estavam funcionando corretamente. Só o que eu tinha acabado de atravessar estava estragado. Settran, vai um pedido humilde e desesperado: corrijam isso, é simples e aumenta a segurança.

Se um dos três semáforos estragar, os outros dois precisam se desligar automaticamente. Essa é uma questão primária de segurança no trânsito. Eu não deveria, já que todos vocês sabem gerenciar e tem competência técnica, mas vou dizer o porquê.

Na ausência total de semáforos, valem as outras regras de trânsito em geral. Mas na presença de um único semáforo funcionando, ele se sobrepõe às demais regras. Isso pode induzir um motorista a causar um acidente, e um dia pode ser que o acidente em questão seja muito grave.

Sem a sinalização luminosa, os motoristas respondem por si sós e pelas placas de regulamentação que os comandem. Com defeitos observados em semáforos, o Poder Público responde totalmente pelas consequências do que vier a acontecer.

E como o Poder Público responde é com meu dinheiro, através dos impostos que eu pago, estou pensando em ajuizar uma ação judicial compatível com este grau de despreparo e de ignorância. Afinal meu dinheiro não é capim e eu não gostaria de ver alguém ferido gravemente ou mesmo morto, naquele cruzamento.

Não há indenização que resgate certas coisas, é sempre bom lembrar. E a falta de foco dos semáforos não pode ser apenas um retrato da falta de foco geral que o governo está apresentando.

Nenhum comentário: