quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pausa para secar

Finalmente a lavadora da natureza resolveu centrifugar e dar uma "secada" em nós todos. Graças a Deus que isso aconteceu, porque o que eu vi no meu plantão de trabalho ontem foi de cortar o coração. E de deixar a gente com um bocado de receio pelo que poderá vir.

A natureza não é cruel. Imaginar isso é ter uma atitude covarde perante as coisas. Ela só se defende das agressões que sofre (e não são poucas) com as armas que possui. O que nos resta é entender que vivemos a Lei do Retorno. O lixo que mandamos para o rio hoje, volta amanhã. O conforto que compramos hoje, é cobrado amanhã. A preguiça de planejar o presente retorna em forma de trabalho pesado no futuro, e assim é.

Há muito tempo não nos preparamos para o período de chuvas. Não cabe responsabilizar ninguém pelas águas, isso seria de uma pequeneza moral indiscutível. Mas é bom refletirmos com cuidado se é assim tão difícil montar um plano de ação e de contingências ali por volta de Abril e Maio, deixando muito claros os pontos de atuação quando Novembro e Dezembro chegarem muito carregados de chuvas.

Não serve para agora, que já se consolidou. Mas quem sabe a partir do ano que vem, por exemplo?

Nenhum comentário: