quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Explícito e ordinário

Vale esclarecer que o Município de João Monlevade não tem gestão sobre nenhum hospital. O hospital existente na área territorial municipal é privado.

Portanto, resta por certo que a responsabilidade de prestação dos serviços de urgência e emergência é única e exclusivamente do Hospital Margarida.

A responsabilidade que o Município assumiu é com a população, pois é Município em situação de “Gestão Plena” junto ao SUS. Isso implica dizer que o Município de João Monlevade assumiu o compromisso de garantir à população a assistência integral, tanto ambulatorial quanto hospitalar.

Contudo, tal obrigatoriedade não vincula o Município ao Hospital Margarida. Ocorre que à época essa foi a opção viável, o que não implica em ser a única e nem eterna.


Retirei o texto do blog Respostas Oficiais, monstrengo que se arrasta há muitos meses sem gerar resposta alguma. Gera é muitas perguntas. Nele descobrimos muitas coisas úteis e bacanas, como o fato da Prefeitura assumir candidamente que estabeleceu com o Ministério da Saúde um pacto de Gestão Plena do SUS (atendimento ambulatorial E hospitalar) sem possuir um hospital público aqui no município!

Em seguida, mais candidamente ainda, a bomba: "tal obrigatoriedade não vincula o Município ao hospital Margarida". Vincula o Município ao que, então, para prestar o atendimento hospitalar? À Padaria e Sorveteria Xangri-lá?

E eu é que estou emburrecido. Deus nos acuda!

Nenhum comentário: