segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Curiosidades

O site oficial da PMJM traz, ainda hoje, informações "essenciais" sobre o cancelamento da boate "Moonlight". Quanto aos aumentos de tarifas públicas, como transporte e água, o bichinho vira moita e não traz informação nenhuma que salte aos olhos.

Só lá no cantinho direito descobrimos que a Enscon reajustou a passagem de ônibus. Epa! A Enscon reajusta o próprio serviço? Só se for agora, porque o transporte público sempre foi concessão pública. Pertence ao Município, é gerenciado pelo Settran e pela Prefeitura desde sempre e nenhum reajuste é determinado senão pelo punho do Prefeito Municipal. Isso, aquele mesmo que em Fevereiro congelou as tarifas por um ano e colocou as mesmas no microondas agora, para descongelar de emergência.

Estamos preocupados à toa? Pode ser que sim. Talvez já haja na gaveta um plano para o Banco Municipal subsidiar as passagens de ônibus com o dinheiro extra que pode pingar nas suas contas, graças ao extorsivo aumento de 10% nas tarifas de água. Ah, ia me esquecendo: o site da Prefeitura não diz que o DAE reajustou as tarifas de água em 8,35% em lugar nenhum. Pelo menos lá, o reajuste ainda não é fato concreto que vai sangrar o bolso.

Ainda bem que o Partido dos Trabalhadores de João Monlevade tem uma longa história de lutas a favor da população. Se fosse uma história de lutas contra a população, já não haveria cidade aqui para morarmos nela.

É quase certeiro que o PT vai liderar uma ampla frente cidadã, dialogando com a comunidade inteira para saber se estes aumentos são justos, legítimos e moralmente aceitáveis. Estamos esperando.

Nenhum comentário: